Normal Text
Medium Text
Large Text
 search
Os próximos passos na política, prática e estudo do uso de evidências e o papel da rede EIPPEE

Um painel de quatro oradores discutiu acerca dos próximos passos a dar no âmbito da política, prática e estudo do uso de evidências e como a rede PEPBEE pode contribuir para o efeito. Representando distintos níveis de decisores políticos e investidores, estavam:

  • Jan Pakulski da Comissão Europeia
  • Tracey Burns da CERI, OCDE
  • David Gough do Centro EPPI e Unidade de Investigação das Ciências Sociais, Instituto de Educação, Universidade de Londres 
  • Martin Johnson da Associação Britânica de Professores e Conferencistas

Este painel ficou impressionado pela qualidade das recomendações feitas durante os workshops. Sugeriu, ainda, que a identificação de muitas dessas ideias deveria evoluir no sentido de se criar uma base de trabalho, sobre a qual, qualquer projecto da EIPPEE deve funcionar. Durante a discussão sobre onde e como o projecto pode avançar, o painel sublinhou três aspectos específicos a ter em linha de conta.

  1. Em primeiro lugar, os participantes foram incitados a identificar boas práticas, intervenções eficazes, medidas e processos que já estão a ser aplicados na Europa. Para políticas e práticas sustentadas, os responsáveis de cada país têm de ser identificados, tal como os contactos e as relações têm de ser contruídos.
  2. Em segundo lugar, o painel aconselhou os participantes a afastarem-se da simplicidade e facilidade com que os termos como uso de evidências são empregados e, com isso, garantirem que haja um bom e consistente entendimento do que tudo isto realmente significa.
  3. Em terceiro lugar, o painel aconselhou os participantes a estarem atentos aos desenvolvimentos políticos que acontecem à sua volta, bem como a tirarem vantagem das oportunidades, e a abordarem os partidos políticos, sobretudo os que estão na oposição.

O painel enfatizou ainda a importância da rede transeuropeia EIPPEE, relativamente a estes aspectos. Chamou também a atenção dos presentes para a posição privilegiada da EIPPEE, enquanto rede com mais de 600 membros de todos os estados membros da EU e outros, no sentido de tratarem estes aspectos e conduzirem a sua agenda, redireccionando-se para países específicos.

O projecto EIPPEE foi fundado pela Direcção-Geral da Educação e da Cultura da Comissão Europeia, tutelado pelo programa “Lifelong Learning”: estratégia 2020 (acordo legal número EAC-2010-1395) com apoio adicional do Instituto de Educação da Universidade de Londres. O EIPPEE é um projecto colaborativo que envolve 36 parceiros de 23 países Europeus e mais sete organizações de quatro países não europeus que se juntaram ao projecto como afiliados internacionais. É liderado por uma equipa central, sediada no “EPPI Centre– Institute of Education, University of London.”